Youtube RSS
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Notícias

  29/08/2013 

Casa da Paz é inaugurada na Capital

Local funcionará como posto de entrega voluntária de armas, que já poderá ser feita a partir de hoje

No último mês de julho, 198 armas foram apreendidas em Fortaleza, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com o objetivo de diminuir o número de armas e implantar uma cultura de paz na sociedade, a Organização Não-Governamental (ONG) Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz) inaugura, hoje, a Casa da Paz, no Bairro de Fátima. A iniciativa conta com o apoio do Sistema Verdes Mares.

Quem entra na sede da ONG se depara logo com o Memorial dos Pacifistas. Nessa área, é possível encontrar fotos e a biografia de vários homens e mulheres que marcaram a história da humanidade. Entre tantos, figuram Jesus Cristo, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e dom Helder Câmara.

O local também funcionará como posto de entrega voluntária, como parte integrante da campanha de desarmamento do governo federal. As armas recolhidas serão imediatamente danificadas na frente do portador, para que elas não sejam utilizadas novamente. A pessoa que entregar o armamento poderá ganhar indenização no valor dede até R$ 450 e terá seu anonimato garantido.

Este será o primeiro posto da sociedade civil para a entrega de armas de todo o Ceará. Assim que a Casa da Paz for inaugurada, hoje, as entregas já poderão ser feitas.

Discussões

Segundo o idealizador e coordenador do MovPaz, Clóvis Nunes, o local também vai servir como ponto de encontro para a elaboração de ideias que possam trazer mais tranquilidade para toda a cidade.

Clóvis Nunes explicou que na Bahia, onde a iniciativa foi criada, foram recolhidas 4.600 armas em dois anos de projeto. Além disso, a violência na cidade de Feira de Santana diminuiu 51% desde que a ONG foi implantada.

“Hoje, as cidades têm várias estruturas contra a violência, como as delegacias, mas nenhuma com o objetivo de promover a paz. Esse é um espaço que já deveria ter sido construído em Fortaleza, pois é indispensável para qualquer cidade”, afirmou o idealizador do MovPaz.

Para Nunes, com o trabalho feito para reduzir o desarmamento, na Capital, será possível também diminuir os índices de homicídios que tanto preocupam a população. Ele ainda ressaltou que a casa estará sempre aberta ao público de 9h ao meio-dia e das 14h às 18h.

O MovPaz foi criada em 1992 em Feira de Santana (BA), com representações em 27 cidades de 11 estados brasileiros. Tem como finalidade implantar por meio do Projeto Paz Pela Paz uma cultura baseada em três segmentos: paz social, paz ambiental e paz interior.

Última atualização: 09/09/2013 às 11:00:54
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Veja também

 
 

Municípios Consultoria e Contabilidade S/S
Rua Costa Sousa, 106, Benfica
Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60020-300

Telefone: (85) 3223-6400  |  E-mail: contato@municipiosconsultoria.com.br
  www.igenio.com.br